Para isto eu nasci e vim ao mundo, para dar testemunho da verdade; todo o que está pela verdade, ouve a minha voz.

(Jesus Cristo)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cura do cego de Jericó (8,22-26; Mt 9,27-31; 20,29-34; Lc 18,35-43; Jo 9,1-41) - 46Chegaram a Jericó. Quando ia a sair de Jericó com os seus discípulos e uma grande multidão, um mendigo cego, Bartimeu, o filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. 47E ouvindo dizer que se tratava de Jesus de Nazaré, começou a gritar e a dizer: «Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim!» 48Muitos repreendiam-no para o fazer calar, mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!» 49Jesus parou e disse: «Chamai-o.» Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem, levanta-te que Ele chama-te.» 50E ele, atirando fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus. 51Jesus perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» «Mestre, que eu veja!» - respondeu o cego. 52Jesus disse-lhe: «Vai, a tua fé te salvou!» E logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.

Todo o homem já tem por natureza a personalidade de um mendigo. Porém todos mendigam por interesses ou bens diferentes.
Ao reflectir sobre o meu mendigo interior descubro que medigo por misericórdia, coragem, pelo perdão e capacidade de perdoar, esperança, humildade, honestidade, sinceridade e liberdade.
Chego à conclusão que devo seguir o exemplo do mendigo da passagem e deitar fora a minha capa. É uma capa pesada que tenho carregado nas minhas costas. O que lhe dá peso é a minha vaidade, egoísmo, o seguir a moda do consumismo e do materialismo, da futilidade, a minha teimosia e incapacidade de admitir que estou errada, da minha falta de coragem, de generosidade e de pobreza e do meu excesso de desobdiência.
Na minha capa está representado o meu passado. Mas não o futuro. Nem o presente.
Quero tirar esta capa para me sentir um pouco mais digna para quando encontrar Jesus no meu caminho. Quero tirar esta capa porque quero largar tudo e segui-lO. 
É certo que todos nós já ouvimos falar de Jesus de Nazaré. Mas quem é ele realmente para cada um de nós???
Para muitos um “ídolo”  e para outros muitos é só mais uma história. O homem é livre de escolher no que acredita. Pessoalmente considero Jesus de Nazaré muito mais que um ídolo. O salvador do homem, o símbolo de amor, o que se sacrificou por nós,  o AMIGO que nunca abandona aquele que o procura nem aquele que não o procura. O “Mestre dos mestres”. Jesus é fonte viva de felicidade. É a chegada de um longo caminho. É a misericórdia.
Jesus é a meta.
Devemos continuar a mendigar para sentirmos a pobreza.
«Felizes os pobres em espírito,porque deles é o Reino do Céu.»
Mesmo que sejamos empurrados e maltratados pela multidão.
Gostava de pedir a Jesus que me ajudasse a tirar a minha capa, cada vez mais pesada. Peço-lhe que me mostre o perdão. Que me indique o caminho até Ele. Que não me deixe cegar. Peço que me ajude a descobrir qual o projecto que Deus tem para mim. Que ajude a ver os sinais que me conduzem à descoberta da minha “Lenda Pessoal”.  Peço que me mostre que vale a pena “subir e sonhar”.

E tu? Que pedes a Jesus?

Mestre, que eu Te saiba procurar em todos os momentos.

Mestre , que eu não desista de ser feliz nem de Te amar.

"Mestre, que eu procure, hoje e sempre, a luz do Teu Rosto e aprenda de Ti que és manso e humilde de coração. Mestre, ensina-me a ser como Tu. Amen"
(Ana Maria Pimenta)

"Mestre, que eu procure cada vez mais estar ao serviço daqueles que colocaste ao meu lado pois é dando que se recebe"
(Maria Isabel Santos)

"Mestre, que eu tenha sede de ti, vontade de te procurar, ânsias de estar contigo e coragem para avançar..."
(Conceição Borges) 

"Mestre, que eu seja uma Louca...mas uma louca da tua marca..."
(Carmelo da Guarda)

"BARTIMEU DIZ A JESUS SENHOR,QUE EU VEJA,ISTO QUER DIZER O SEGUINTE,SENHOR QUE VEJA A LUZ DA VERDADE,QUE EU VEJA A TUA LUZ E NO VISNUMBRE DESTA TUA LUZ QUE EU VEJA TAMBÉM OS MEUS ERROS,PARA CORRIGÍ-LOS E AS MINHAS VIRTUDES PARA PRATICÁ-LAS E ACIMA DE TUDO SENHOR QUE EU VEJA CADA IRMÃO Á MINHA VOLTA QUE PRECISA DE MIM PARA QUE EU POSSA AJUDÁ-LOS.E QUANDO ISSO ACONTECE OUVIMOS DE JESUS A SEGUNTE FRASE,VAI A TUA FÉ TE SALVOU."
(IR LOURDINHA


"Mestre que eu saiba criar pontes para chegar a Ti e derrube os muros que me queiram impedir de o fazer..."
(Ana Matos)


Agradeço a todos os amigos do Facebook e todos aqueles que contribuiram para esta mensagem tornando-a mais rica e com mais beleza.

Bem hajam

=) 

2 comentários:

  1. Mestre que eu saiba criar pontes para chegar a Ti e derrube os muros que me queiram impedir de o fazer...

    Ana Matos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Ana pela contribuição. O seu comentário será adicionado a mensagem se não se importar.
    =)
    Paz e Bem

    ResponderEliminar